Os bordados livres estão em alta! Certamente você já deve ter visto lindas peças bordadas a mão por aí, seja nas casas que você visita, seja nas redes sociais ou no Pinterest. Mas você sabia que é super fácil aprender essa técnica de artesanato? Isso mesmo, você consegue aprender sem ter conhecimentos prévios sobre artesanato, sem dúvida. Quer saber mais? Então vamos te contar tudo sobre os materiais necessários, as técnicas principais e ainda mostrar peças bordadas para você se inspirar.
Materiais essenciais para iniciar no bordado
Para começar nos bordados livres, a princípio você precisa de alguns materiais básicos. Antes de mais nada, esses são ítens que possivelmente você já terá em casa. Se bem que, mesmo se você não os possuir, eles são muito acessíveis e custam pouco. Confira:
- Tecido de algodão cru: um tecido de cor neutra e textura ligeiramente firme, é ideal para ser a base dos bordados. Muito fácil de encontrar em qualquer casa de tecidos, da mesma forma o preço é ótimo.
- Agulhas: em segundo lugar, as bordadeiras recomendam que você utilize as chamadas agulhas de costura, na numeração 9 ou 7. Essas agulhas tem a ponta fina, que permite passar melhor no tecido e entre as linhas.
- Lápis ou caneta fantasminha: você irá precisar de algo para desenhar no tecido. Por isso, o ideal é usar a chamada caneta fantasminha, ou caneta térmica, pois é possível apagar o seu risco com uma fonte de calor. Mas, se não encontrar, pode usar um lápis comum, de forma bem suave.
- Linhas de meada: o bordado livre é feito tradicionalmente com as linhas de meada, também chamadas mouline. No entanto, as linhas de costura comuns também podem ser usadas.
- Tesoura de costura: pode-se utilizar qualquer tesoura pequena, por outro lado, o ideal é ter uma exclusiva para cortar linhas e tecidos. Assim, ela não perde o fio.
- Bastidor: o bastidor é utilizado não apenas para manter o tecido esticado quanto para emoldurar o próprio bordado. Contudo, mesmo sem ele você consegue fazer lindas artes.
Sem dúvida são materiais muito fáceis de encontrar! Agora você já pode reunir o que tem em casa, ou passar no armarinho mais próximo e iniciar suas criações.
Principais pontos dos bordados livres
Agora que você já tem o material em mãos, é hora de aprender os primeiros passos do bordado. Para isso, vai precisar aprender os pontos básicos que poderá usar em diversas criações.
Todavia, para começar a bordar você precisa saber algo muito importante: como prender a linha no tecido!
Com esses tipos de nós, você estará pronta para iniciar qualquer bordado.
Ponto Haste
Um ponto que pode ser usado para preenchimentos, contornos ou fazer letras.
Ponto Atrás
Outro ponto super versátil que serve para muitas coisas! Muito tranquilo para você que está iniciando agora no mundo do bordado livre.
Ponto Rosa dos bordados livres
Ponto perfeito para você bordar rosas e flores lindas. Assim já dá para você começar a fazer lindas criações no bordado livre!
Dessa forma, dedique-se em aprender esses pontos básicos. Em seguida, aprenda outros pontos para complementar suas criações, através de cursos como a Academia do Bordado Livre. Lá você aprenderá o ponto haste, nó francês, ponto cheio, que também são comuns, até pontos mais diferenciados, como ponto partido, ponto folha, ponto margarida, entre outros.
Comece a bordar com esse passo a passo
Agora chegou a hora de você virar uma bordadeira e criar os seus primeiros bordados livres! Para te ajudar, separamos alguns tutoriais para você iniciar agora mesmo nesse artesanato tão lindo.
Bordado floral fácil para iniciantes
Em primeiro lugar, você pode iniciar com esse bordado de flores. É provável que mesmo sendo iniciante consiga fazer tranquilamente um bordado como esse, e assim iniciar nessa arte tão especial.
Bordados livres com flores e folhas
Nesse passo a passo, você aprenderá a bordar do início ao fim uma linda peça com flores, folhas e botões. Sem dúvida você exercitará seus primeiros pontos e já terá um bordado excelente para decorar sua casa, presentear alguém amado, ou até mesmo vender.
Ipê brasileiro com nó francês
Outro exemplo de tutorial para iniciantes é este de uma árvore florida. O bordado representa o ipê rosa, uma linda árvore nativa da flora brasileira. Certamente poderá praticar seus primeiros pontos de nó francês, e depois já partir para bordados mais difíceis!
Como bordar letras nos bordados livres
Para fazer bordados livres com letras, esse é um excelente tutorial, que vai te ensinar a bordar letras com o ponto haste. Perfeito para fazer nomes ou frases em letras cursivas, e ainda fica com um efeito maravilhoso.
Arranjo de margaridas
Uma verdadeira delicadeza, esse bordado de arranjo de margaridas te ensina a fazer diversos pontos. Mais uma excelente forma de iniciar na arte dos bordados livres!
Relacionado: Riscos para bordado – 17 desenhos gratuitos
44 inspirações de bordados livres para você se encantar ainda mais!
Agora queremos te mostrar todas as coisas que você pode fazer com o bordado livre. São inúmeras possibilidades de peças que você pode criar! Aprendendo essa forma de artesanato, é possível embelezar tudo ao seu redor!
1. Primeiramente, o bordado livre é uma forma de expressão
2. Que certamente te permite embelezar o mundo a sua volta
3. Assim como personalizar suas peças de roupa
4. Ou até mesmo peças como tênis
5. Toalhas
6. Flâmulas
7. Almofadas
8. Capa de caderno
9. Lenços
10. Marca página
11. Boné
12. Porta maternidade
13. Chaveiro
14. Porta aliança
15. Só para ilustrar, eles ficam lindos em qualquer bastidor
16. Um desenho mais lindo que o outro, afinal.
17. Os bordados livres podem ter a letra do seu nome
18. Assim como fazer parte da decoração da sua casa.
19. Os bordados livres podem retratar quem você ama
20. Ou algo que eventualmente te representa
21. Colocar o código da sua música preferida, por exemplo
22. Decore o quarto da sua criança com bordados livres
23. Ou dessa forma homenageie quem você ama
24. Surpreendentemente, são tantas possibilidades com os bordados livres
25. Borde sua árvore genealógica
26. Faça um colar com pingente bordado
27. Você pode bordar em diversos tipos de tecido.
28. Ou fazer seus próprios enfeites de natal
29. A arquitetura também pode ser representada em bordados livres
30. Os bordados livres podem virar lindos quadros, só para ilustrar
31. São inúmeras coisas que pode criar com os bordados livres
32. E diversos estilos podem ser usados, do mesmo modo.
33. Represente também a natureza com os bordados livres
34. Por exemplo, olhe essa linda borboleta
35. Bem como uma delicada abelha
36. Veja então como fica lindo um laço incrementado com bordados livres
37. Ficam lindos sobretudo para o cabelo das meninas
38. Você pode se tornar inegavelmente uma artista nos bordados
39. Portanto, represente tudo aquilo que você ama
40. Mesmo que possa parecer difícil,
41. inesperadamente você pode tornar-se excelente nos bordados livres
42. Então mergulhe agora mesmo no mundo dos bordados livres
43. E invente assim novas formas de usá-lo
44. Por fim, faça um bom proveito do universo dos bordados livres!
Curtiu as inspirações? Se você tem interesse em entrar no maravilhoso mundo do bordado, então não pode deixar de conhecer a Academia do Bordado. Esse curso online é perfeito para iniciantes, pois oferece um aprendizado completo e estruturado, abordando desde os conceitos básicos até técnicas mais avançadas. Com instruções detalhadas e exemplos práticos, você será guiado passo a passo nessa jornada de descoberta e criação. Além disso, ao concluir o curso, você receberá um certificado que comprova suas habilidades nos bordados livres, tornando-se um diferencial em seu currículo ou uma forma de mostrar seu talento para amigos e familiares. Não perca a oportunidade de mergulhar nesse universo encantador e se tornar um(a) expert no bordado com a Academia do Bordado!